Açoriano Oriental
Ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores sob "Aviso Amarelo" devido à chuva
As ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores estão hoje sob "Aviso Amarelo" devido à previsão de chuva, pontualmente forte e trovoadas, anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ilhas do grupo Central e Ocidental dos Açores sob "Aviso Amarelo" devido à chuva

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o instituto, os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial) estão sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 03:00 de hoje e as 03:00 de terça-feira devido à previsão de chuva, pontualmente forte, e trovoadas.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave numa escala de quatro, significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Segundo o IPMA, o aviso vigora entre as 03:00 e as 12:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) nas ilhas das Flores e do Corvo, do grupo Ocidental.

Já no grupo Central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o 'Aviso Amarelo' mantém-se das 03:00 de segunda-feira às 03:00 de terça-feira.

De acordo com informação da delegação regional dos Açores do IPMA, “uma depressão com um sistema frontal associado condicionará o estado do tempo em todo o arquipélago, podendo provocar precipitação, pontualmente forte nas ilhas dos grupos Ocidental e Central”.

Para os Açores, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva pontualmente forte, passando a aguaceiros para a noite. O vento soprará de sudoeste bonançoso a moderado, soprando fresco a muito fresco, com rajadas até 70 km/h durante a manhã e tarde, rodando para noroeste durante a noite.

No continente, e nas regiões norte e centro, prevê-se céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde.

Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 13 e 24, em Viseu entre 12 e 23, na Guarda entre 11 e 21, em Bragança entre 14 e 26, em Coimbra entre 15 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 28, em Santarém entre 14 e 28, em Évora entre 13 e 30, em Beja entre 14 e 30, em Faro entre 18 e 27, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 16 e 21, Angra do Heroísmo entre 15 e 19, e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 20.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados