Açoriano Oriental
Ilhas do grupo central dos Açores sob aviso laranja na quinta-feira
As ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores vão estar na quinta-feira sob aviso laranja devido à velocidade média e à rajada máxima do vento, informou hoje o Instituto de Meteorologia (IM) na sua página de Internet.
Ilhas do grupo central dos Açores sob aviso laranja na quinta-feira

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com a mesma fonte, segundo a qual o aviso vai estar em vigor entre as 00:00 e as 21:00 de quinta-feira, esta situação está relacionada com a passagem da tempestade tropical Nadine pelo arquipélago dos Açores, em especial pelo grupo central.

As ilhas do grupo central - Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial – estão ainda sob aviso amarelo, entre as 21:00 de hoje e a 01:00 de sexta-feira, devido à altura significativa das ondas, e entre as 00:00 e 21:00 de quinta-feira, por causa da precipitação.

De acordo com o IM, foram igualmente colocadas sob aviso amarelo, entre as 00:00 e as 21:00 de quinta-feira, as ilhas do grupo oriental – São Miguel e Santa Maria – devido à velocidade média e à rajada máxima do vento.

Segundo uma informação disponibilizada pela Proteção Civil dos Açores na terça-feira à noite, a tempestade tropical Nadine está a deslocar-se a 11 km/h, devendo encontrar-se a 670 quilómetros da ilha do Faial às 09:00 (10:00 em Lisboa).

A previsão do IM indica que a tempestade deve acelerar o seu movimento para Nordeste, em direção às ilhas do grupo Central do arquipélago.

Nesse sentido, preveem-se condições de tempestade tropical para as ilhas deste grupo (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) a partir de quinta-feira, com ventos médios até 85 km/h e rajadas de 130 km/h, além de precipitação forte e ondas entre os seis e sete metros.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que guarde os objetos soltos que se encontrem junto às habitações, limpe os sistemas de drenagem e consolide os telhados, portas e janelas.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados