Açoriano Oriental
Ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima
As ilhas de Santa Maria e São Miguel, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Ilhas de São Miguel e Santa Maria sob aviso vermelho devido ao vento e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com o instituto, as duas ilhas do grupo oriental dos Açores vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 23:59 de hoje devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de 6 a 8 metros, aumentando para 9 a 10 metros e podendo pontualmente atingir os 15 metros.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (entre as 06:00 e as 15:00 de hoje) e vento forte (entre as 06:00 e 23:59 de hoje), passando depois a aviso amarelo.

O grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) vai estar sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 15:00 devido à previsão de chuva forte e acompanhada de trovoada e vento forte.

Devido ao mau tempo, a secretaria regional da Educação e Cultura adiantou no domingo que vão estar encerradas as escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins-de-infância.

Segundo um comunicado divulgado pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional dos Açores no domingo, a secretaria regional da Educação e Cultura dará ao longo do dia de hoje indicações que mostrem adequadas, conforme o evoluir da situação.

Também o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores revelou no domingo que vários serviços e instituição estão de prevenção devido ao “forte agravamento” do estado do tempo previsto.

Foram igualmente contactados o comandante da Zona Aérea dos Açores e comandante da Zona Marítima dos Açores”, adiantou no domingo a Proteção Civil, garantindo que “todos estes serviços e instituições estão já de prevenção para o forte agravamento do estado do tempo e preparados para as eventuais ocorrências que possam surgir durante esse período”.

A Proteção Civil acrescenta que através da sua página na Internet, em www.prociv.azores.gov.pt, e da página do serviço no Facebook podem ser acompanhadas as informações a divulgar.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados