Açoriano Oriental
Idosos e crianças partilham novo espaço de convívio na Madalena
Um projeto de cariz social vai juntar no mesmo espaço idosos e crianças no concelho da Madalena, ilha do Pico, onde serão disponibilizadas atividades ocupacionais específicas e onde os mais jovens poderão ser tutores dos seniores.

Autor: Lusa/AO online

 

O presidente da Câmara Municipal, José António Soares, explicou hoje à Lusa que o projeto "Madalena Abraça Mais" resultou de uma parceria entre a autarquia e o Salão Recreativo dos Toledos, tendo o município investido mais de 100 mil euros na realização de obras de adaptação para que o espaço receba um ATL (valência de atividades de tempos livres) e um centro de convívio de idosos, bem como cozinha e refeitório.

Segundo o autarca, estas valências vão funcionar, a partir de sexta-feira, dia da inauguração.

O Salão Recreativo dos Toledos "estava a necessitar de uma requalificação", referiu, acrescentando que foram também adquiridos "cerca de 250 novos equipamentos administrativos, informativos e didático-pedagógicos", além de uma viatura para o transporte de idosos e crianças adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.

"Este projeto abrange todas as áreas de cariz social, já que a própria carrinha poderá transportar os idosos entre as suas residências e o médico", acrescentou.

José António Soares, que explicou que o projeto resultou de uma candidatura feita à Adeliaçor -- Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores, sublinhou que o "Madalena Abraça Mais" promove "o diálogo intergeracional" e potencia "a concretização regular de diversas atividades, como cursos de informática para crianças e idosos, em simultâneo, sendo os mais jovens tutores dos seniores".

O presidente da Câmara Municipal da Madalena salientou que esta é uma forma de inclusão e de fomentar a relação entre os mais novos e os mais idosos, que vão passar a ter "condições de excelência" no espaço.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados