Açoriano Oriental
Mostra
Ideias e Autores da República em exposição
A Biblioteca Municipal da Ribeira Grande acolhe até finais do mês de Outubro uma exposição subordinada ao tema “Letras e cores, Ideias e Autores da República”.
Ideias e Autores da República em exposição

Autor: Lusa / AO online
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas convidou dez ilustradores a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

Os ilustradores convidados são: João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau.

Esta exposição sobre a comemoração dos cem anos da implantação da República é uma iniciativa da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados