Açoriano Oriental
Saúde
Hospital de Ponta Delgada com Via Verde da Sépsis
O Hospital de Ponta Delgada tornou-se esta segunda-feira o primeiro nos Açores e o nono a nível nacional a implementar a Via Verde da Sépsis (VVS), que permite uma intervenção rápida nos casos de infecções generalizadas graves.
Hospital de Ponta Delgada com Via Verde da Sépsis

Autor: Lusa/AO online
A VVS do Hospital do Divino Espírito Santo, integrada no programa nacional promovido pelo Ministério da Saúde, é a primeira de uma rede regional que deverá estar concluída até ao final de 2011, anunciou hoje a directora regional da Saúde, Sofia Duarte.

A directora regional da Saúde, que falava em Ponta Delgada na conferência de implementação da VVS na maior unidade de saúde do arquipélago, recordou que a sépsis tem uma taxa de mortalidade superior às dos acidentes vasculares cerebrais e dos enfartes de miocárdio, pelo que "é um problema de saúde pública".

Nesse sentido, defendeu a necessidade de assegurar nos serviços de urgência "medidas de identificação precoce”, acrescentando que a implementação da VVS nos Açores implica um "forte investimento e formação", tendo sido já formados 64 profissionais.

A Via Verde da Sépsis do Hospital de Ponta Delgada vai abranger os centros de saúde de S. Miguel e Vila do Porto, na vizinha ilha de Santa Maria.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados