Açoriano Oriental
Hospital da Horta e Unidade de Saúde de Ilha vão partilhar o mesmo espaço
O Hospital da Horta e a Unidade de Saúde de Ilha do Faial, nos Açores, vão ser os primeiros na Região a partilhar o mesmo espaço, de acordo com um projeto hoje apresentado pela tutela.
Hospital da Horta e Unidade de Saúde de Ilha vão partilhar o mesmo espaço

Autor: Lusa/AO Online

O secretário regional da Saúde, Luis Cabral, disse hoje, na cidade da Horta, na cerimónia de lançamento da obra, que esta "interação" entre cuidados hospitalares e cuidados primários de Saúde, pretende ser "um exemplo a seguir" no resto do arquipélago.

"Esta interação não será apenas um aglutinar de estruturas", ressalvou o governante, acrescentando esperar que esta junção de serviços possa também "potenciar a melhoria dos serviços prestados aos utentes".

Segundo Luís Cabral, os dados estatísticos dos últimos anos revelam uma "melhoria gradual" dos cuidados de saúde prestados no Hospital, que entre 2013 e 2015 aumentou o número de consultas de 44.399 para 45.062.

Um aumento que se verificou também no número de cirurgias efetuadas na mesma unidade de Saúde, que passou de cerca de 2.500 em 2013 para 2.800 em 2015.

A par disso, registou-se, no mesmo período, uma redução no número de atendimentos no serviço de urgência do Hospital da Horta, de 177.678 para 126.751.

"Este decréscimo vem apenas comprovar a eficiência e a importância cada vez maior dos cuidados de saúde primários na qualidade de vida dos açorianos", destacou Luis Cabral.

A obra de ampliação do Hospital da Horta, que deverá arrancar ainda este ano, irá custar mais 5 milhões de euros e inclui, além dos serviços da Unidade de Saúde de Ilha, a ampliação dos serviços de Hemodiálise e de Hemato-oncologia, a remodelação dos serviços de urgência e cuidados intensivos e a instalação de uma nova câmara hiperbárica.

O Hospital da Horta serve as populações das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados