Açoriano Oriental
Hiroshima assinala 69º aniversário da bomba atómica
A cidade japonesa de Hiroshima assinalou hoje o 69.º aniversário do lançamento da bomba atómica que matou milhares de pessoas no final da II Guerra Mundial com o desarmamento nuclear e o carater pacifista da Constituição nipónica como tema central.
Hiroshima assinala 69º aniversário da bomba atómica

Autor: Lusa/AO online

A cerimónia decorreu no Parque da Paz na cidade, junto ao ponto da explosão nuclear e começou com um minuto de silêncio às 8:15 locais (00:15 em Lisboa).

O início da cerimónia coincidiu com a hora a que o B-29 Enola Gay das forças norte-americanas lançou a 06 de agosto de 1945 o “Little Boy”, o nome com que os Estados Unidos batizaram o primeiro artefacto nuclear da história.

Após o minuto de silêncio o presidente do município, Kazumi Matsui, pediu ao Governo liderado por Shinzo Abe e a outros líderes mundiais como o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que “trabalhem para conseguirem uma aproximação entre os países que possuem armas nucleares e o resto do mundo”, de forma a conseguir um “desarmamento total”.

Kazumi Matsui recordou na sua intervenção que no próximo ano está prevista a revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, coincidindo com a comemoração dos 70 anos do bombardeamento atómico.

Por outro lado, acrescentou o lado pacifista da Constituição japonesa depois do Governo central ter impulsionado uma controversa reinterpretação da Carta Constitucional para reforçar o papel das Forças de Defesa.

“O nosso Governo deve aceitar o facto de termos podido evitar a guerra durante 69 anos devido ao nobre pacifismo da Constituição japonesa”, disse.

Além de Shinzo Abe, estiveram presentes jovens, sobreviventes do ataque norte-americano e a embaixadora dos Estados Unidos, Caroline Kennedy e representantes de outros 67 países, entre os quais algumas potências nucleares como o Reino Unido, Rússia ou França.

Caroline Kennedy, que assumiu o posto diplomático em novembro, visita pela primeira vez Hiroshima e é a segunda embaixadora norte-americana a assistir às cerimónias, depois de John Ross em 2010.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados