Açoriano Oriental
Herdeiro da Samsung condenado a 5 anos de prisão em caso de corrupção

O herdeiro e líder de facto da Samsung foi condenado por um tribunal de Seul a cinco anos de prisão no âmbito do caso de corrupção que envolveu a antiga Presidente sul-coreana, informou a agência Yonhap.


Autor: Lusa/AO online

Um tribunal de Seul considerou provado que Lee Jae-yong entregou subornos à antiga Presidente Park Geun-hye com a expetativa de obter favores do Governo.

Lee Jae-yong, de 49 anos, foi também considerado culpado de desvio de dinheiro, de ocultar ativos no estrangeiro, de obter lucros de atos ilícitos e de perjúrio.

O vice-presidente da Samsung Electronics e filho do presidente do grupo Samsung era acusado de ter pagado 38 milhões de dólares (cerca de 32 milhões de euros) em subornos à amiga e confidente de Park, Choi Soon-sil.

Conhecida como "Rasputina", Choi Soon-sil é a figura central no escândalo de corrupção e tráfico de influências que abalou a Coreia do Sule e levou à destituição da ex-Presidente Park, primeira mulher eleita para o cargo.

Segundo a acusação, esses pagamentos teriam sido efetuados pela Samsung para obter "luz verde" do Governo para a fusão controversa entre a C&T e a Cheil Industries, em 2015. A fusão foi denunciada por vários acionistas.

Lee, que se tornou no patrão de facto da Samsung, depois de o pai ter sofrido um ataque de coração em 2014, tinha negado todas as acusações contra si.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados