Açoriano Oriental
Heinz Fischer reeleito para segundo mandato presidencial na Áustria
Os resultados oficiais provisórios das eleições presidenciais realizadas hoje na Áustria confirmam o triunfo de Heinz Fischer, reeleito para um segundo mandato de seis anos.

Autor: Lusa / AO online

Quando falta apenas o apuramento dos votos que chegam por correio, o social democrata Heinz Fischer, de 72 anos, obteve 78,9 por cento, anunciou na televisão a ministra do interior, Maria Fekter.

A seguir a Fischer surge a candidata de extrema direita, Barbara Rosenkranz, de 51 anos, que obteve 15,6 por cento e depois o conservador Rudolf Gehring, 61 anos, com 5,4 por cento.

A taxa de participação nas eleições foi de 49,2 por cento, muito inferior à de 2004 (71,6 por cento).

Em declarações à televisão pública ORF, Fischer disse que a elevada abstenção não ensombra a sua alegria pelo apoio maciço que recebeu do eleitorado.

"Sobre isso (abstenção) haverá sem dúvida discussões, mas eu estou apenas feliz com estes 78 por cento", afirmou.

A certeza com que era antecipada a vitória de Fischer e o magnífico dia de sol podem ter contribuído para desmobilizar muitos dos 6,4 milhões de eleitores austríacos que hoje eram chamados às urnas.

O Partido Popular, parceiro dos sociais democratas na coligação governamental, optou por não apresentar candidato próprio a estas eleições, o que também pode ter concorrido para a elevada abstenção.

Na Áustria, os presidentes que se candidatam a um segundo mandato têm sido sempre eleitos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados