Guia Michelin revela restaurantes portugueses distinguidos em 2012


 

Lusa/AO Online   Nacional   24 de Nov de 2011, 09:12

O Guia Michelin revela hoje em Barcelona quais são os melhores restaurantes de Portugal, incluídos na edição de 2012, depois de ter distinguido onze estabelecimentos portugueses este ano, dos quais apenas um com duas estrelas.

Na edição para Portugal e Espanha de 2011, o Vila Joya (Albufeira) renovou as duas estrelas, referentes a restaurantes com “mesa excelente, que merece um desvio”. Dez espaços receberam uma estrela (“muito boa mesa na sua categoria”): Amadeus, Henrique Leis e São Gabriel (todos em Almancil), Largo do Paço – Casa da Calçada (Amarante), The Ocean - Vila Vita Parc (Armação de Pêra), Fortaleza do Guincho (Cascais), Arcadas da Capela – Quinta das Lágrimas (Coimbra), Tavares (Lisboa), Il Gallo d’Oro (Funchal) e Willie’s (Quarteira).

O restaurante Eleven (Lisboa) perdeu a estrela que detinha. Não foi atribuída a Portugal qualquer distinção de três estrelas ("mesa execional, vale a viagem").

A elaboração do guia obedece a regras rígidas, entre as quais a confidencialidade dos inspetores, que visitam “anónima e periodicamente” os estabelecimentos e “pagam todas as contas”, especificam os autores do guia, que referem que “as cartas dos leitores constituem uma valiosa fonte de informação” para organizar as visitas.

Outro dos “compromissos” dos responsáveis do guia é a independência: “A seleção dos estabelecimentos realiza-se com total independência e a pensar exclusivamente nos leitores”, referem, acrescentando que as decisões são tomadas de maneira colegial envolvendo os inspetores e o redator chefe e que as “distinções mais destacadas são tomadas a nível europeu”.

O guia elege um objetivo único: “Fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o leitor para cada viagem se converta num momento de prazer, de acordo com a missão definida pela Michelin – contribuir para uma melhor mobilidade”.

A apresentação do Guia Michelin Portugal e Espanha 2012 decorre hoje à noite, numa cerimónia em Barcelona.

Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910, mas as primeiras estrelas só chegaram em 1974.

Os restaurantes Aviz e Michel (ambos de Lisboa), O Pipas (Cascais) e Portucale (Porto) foram os primeiros espaços portugueses a conquistar uma estrela Michelin.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.