Açoriano Oriental
Grupo de trabalho vai rever regimento do parlamento dos Açores
A conferência de líderes parlamentares da Assembleia Legislativa dos Açores decidiu, por proposta do PSD, criar um grupo de trabalho para rever o regimento e a distribuição dos tempos de debate.
Grupo de trabalho vai rever regimento do parlamento dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

 

A deliberação surge na sequência da polémica gerada em torno de uma proposta do PS, partido com a maioria dos deputados na Assembleia Legislativa Regional, que pretendia reduzir os tempos dos debates parlamentares, no sentido de adequá-los ao que está previsto no atual regimento.

“O regimento não pode consagrar determinadas regras que, na prática, mediante acordos preexistentes, são ignoradas e até voluntariamente incumpridas”, esclarece um comunicado da bancada socialista, referindo que o objetivo da proposta era fazer cumprir as regras regimentais.

A iniciativa do PS tinha sido criticada pelo deputado único do Partido Popular Monárquico, Paulo Estêvão, que considerou a redução dos tempos dos debates uma “aberração total” e uma forma de “tentar silenciar” os partidos mais pequenos.

Os socialistas açorianos consideravam, contudo, a sua proposta “mais vantajosa para os partidos da oposição” nos Açores, quando comparada com os tempos atribuídos na Assembleia Legislativa da Madeira ou no parlamento nacional.

A conferência de líderes acabou por decidir não aplicar a proposta do PS e criar um grupo de trabalho, com representantes dos partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP e PPM), para avançar com uma proposta de revisão do regimento.

O grupo de trabalho terá de apresentar até setembro uma proposta de revisão do documento que define as regras de funcionamento do órgão máximo da autonomia regional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados