Açoriano Oriental
Grupo de trabalho para avaliar impacto das "low-cost" nos Açores retoma reuniões
O grupo de trabalho criado no âmbito da Comissão de Economia do parlamento dos Açores para avaliar o impacto da entrada das companhias aéreas "low-cost" na região retoma na sexta-feira as suas reuniões, após um ano de interregno.
Grupo de trabalho para avaliar impacto das "low-cost" nos Açores retoma reuniões

Autor: Lusa/AO Online

O presidente da Comissão de Economia, Francisco César, explicou hoje à Lusa que os deputados decidiram “adiar em cerca de um ano" os trabalhos deste grupo, para poderem fazer "uma avaliação mais completa, em cada ilha, do impacto das novas obrigações de serviço público" da aviação no arquipélago, que entraram em vigor a 29 de março de 2015.

"Constatámos que três ou quatro meses não eram tempo suficiente para avaliar o impacto do novo modelo em todas as ilhas", adiantou o deputado socialista, acrescentando que era "necessário ter a região sujeita a uma época alta e avaliar também o impacto durante a época baixa".

Os deputados pretendem saber qual o impacto que o novo modelo (que permitiu a entrada das operadoras ‘low-cost’ nos Açores) teve em setores de atividade como a hotelaria, a restauração, os rent-a-car e as empresas de animação marítimo-turística.

"O objetivo é corrigir pequenas falhas que possam existir e sugerir alterações para que o setor turístico se possa adaptar melhor ao novo modelo", sublinhou Francisco César, que espera ter o relatório final concluído em junho deste ano.

O grupo de trabalho vai reunir-se na sexta-feira com operadores turísticos e agentes de viagens da ilha Terceira, com representantes da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo e com os presidentes das câmaras municipais de Angra e da Praia da Vitória.

As novas obrigações de serviço público nas ligações áreas entre o continente as ilhas permitiram reduzir o custo das passagens aéreas para os residentes nos Açores, que não ultrapassa agora os 134 euros.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados