Açoriano Oriental
Greve dos trabalhadores da aerogare civil das Lajes com 100 por cento de adesão
A greve às horas extraordinárias dos trabalhadores da aerogare civil das Lajes, na ilha Terceira, iniciada na quinta-feira, conta com 100 por cento de adesão, mas ainda não afetou os serviços prestados, segundo o Sintap/Açores.

Autor: Lusa/AO Online

 

A aerogare civil das Lajes funciona regularmente entre as 07:00 e as 21:00, mas os trabalhadores são escalados para fazerem horas extraordinárias, mediante o agendamento de escalas técnicas.

Segundo Amílcar Martins, delegado sindical do Sintap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública)/Açores, algumas companhias aéreas que tinham escalas técnicas programadas para o mês de dezembro nas Lajes já alteraram o horário, para não serem afetadas pela greve às horas extraordinárias.

"A greve só começou ontem [quinta-feira], mas contamos com uma adesão de 100%", adiantou, hoje, em declarações à Lusa, o delegado sindical do Sintap.

Na próxima semana, os trabalhadores vão reunir-se com representantes da secretaria regional do Turismo e Transportes, que tutela a gestão da aerogare civil das Lajes, e o sindicalista disse estar confiante num entendimento.

"Acho que as nossas reivindicações são razoáveis", frisou Amílcar Martins, acrescentando que os trabalhadores estão "prontos para o diálogo".

Em causa está não só um atraso superior a dois meses no pagamento das horas extraordinárias, como uma alteração ao horário dos trabalhadores que têm responsabilidades em termos de tráfego aeroportuário e dão assistência em terra, sem auscultação prévia dos sindicatos.

Segundo Amílcar Martins, a nova escala de trabalho foi apresentada "de um dia para o outro", no início de outubro, e inclui uma hora para além do horário normal de funcionamento da aerogare, que desta forma deixa de ser paga como trabalho extraordinário.

"Foi feita contra a vontade das pessoas e sem obediência às leis em vigor", salientou, alegando que a tutela tem direito a fazer alterações no horário, mas tem de fazê-lo atempadamente e informando os representantes dos trabalhadores.

Outra das reivindicações dos trabalhadores é a "atualização das classificações de serviço" de 2013, que "está em atraso".

O pré-aviso de greve invocava ainda como justificação uma "imposição" do regime de banco de horas a estes trabalhadores ao arrepio do disposto na lei e no acordo assinado pelo Sintap em matéria de duração e organização do tempo de trabalho.

A greve ao trabalho extraordinário dos trabalhadores da aerogare civil das Lajes estende-se até 31 de dezembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados