Açoriano Oriental
Greve dos seguranças nos aeroportos com 80% de adesão em Lisboa e mais de 50% no Porto
Os sindicatos que representam os trabalhadores da segurança nos aeroportos afirmaram que a greve de hoje está a ter uma adesão de 80% em Lisboa e superior a 50% nos aeroportos de Faro e do Porto.
Greve dos seguranças nos aeroportos com 80% de adesão em Lisboa e mais de 50% no Porto

Autor: AO/Lusa

 

O dirigente sindical do STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpezas Domésticas e Atividades Diversas, Carlos Trindade, referiu à Lusa, em frente às instalações do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde estão concentradas cerca de duas centenas de trabalhadores, que esta greve ao trabalho extraordinário conta com uma adesão de 80% em Lisboa e acima de 50% no Porto e em Faro.

No mesmo sentido, o sindicalista do SITAVA - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, Armando Costa, confirmou uma adesão de 80% no aeroporto de Lisboa, de mais de 60% no Porto e de cerca de 50% em Faro.

No caso dos aeroportos do Funchal, Porto Santo e Ponta Delgada, o sindicalista disse não ter ainda informação disponível.

Fonte da Ana – Aeroportos de Portugal não avança estimativas de adesão à greve, mas diz que o tempo de espera para o controlo de segurança no aeroporto de Lisboa está a atingir duas horas no Terminal 1 e menos no Terminal 2, não havendo constrangimentos nos outros aeroportos do país. A ANA, que gere os aeroportos do país, está nas mãos do grupo francês Vinci desde o início de 2013.

Carlos Trindade, do STAD, considera que se trata de "uma greve histórica", que está a fazer com que "os passageiros não consigam passar o controlo de raio-x e os pórticos", ficando por isso "as salas completamente cheias" no aeroporto de Lisboa.

Em causa está a exigência de melhores condições de trabalho: "os trabalhadores exigem que sejam alteradas as suas escalas, que estão hoje organizadas de forma totalmente desumana", além de que "há trabalhadores que trabalham sete horas seguidas sem pausa para descansarem", reportou.

Mas os problemas que o sindicalista quer ver resolvidos não se prendem apenas com as horas de trabalho e com os períodos de descanso, mas também com as condições físicas em que os trabalhadores de segurança aeroportuária operam.

"Não há condições de saúde e segurança no trabalho, não há balneários onde os trabalhadores possam tomar um banho, não há cacifos distribuídos a cada trabalhador nos vestiários, que não têm condições para se fardarem e desfardarem, não há condições no refeitório que é uma pequena sala com uma mesa para 10 pessoas. No Terminal 2, o próprio refeitório não tem micro-ondas e os trabalhadores tem de pedir o favor a um restaurante defronte da sala de refeições para aquecerem a comida", disse ainda Carlos Trindade, do STAD.

Também Armando Costa, do SITAVA, disse à Lusa que estes trabalhadores "não têm carreiras" e "ganham sempre o mesmo desde o início nem que estejam [na empresa] 20 anos".

O dirigente sindical realçou ainda a impossibilidade por parte destes trabalhadores de conciliarem a vida pessoal e familiar: "A maior parte deles é gente jovem, que não tem possibilidades de constituir família nem de ter vida social e pessoal e são selecionados por isso".

Quanto aos serviços mínimos, um assunto em relação ao qual o SITAVA e as empresas de segurança Prosegur e Securitas não chegaram a acordo, Armando Costa recordou que "a lei tem de quantificar o número de trabalhadores" necessários para garantir os mínimos.

"No despacho que foi feito pelos quatro ministérios, isso não estava quantificado isso e por essa razão é que há este granel hoje. Se fossem feitos serviços mínimos com os voos, como nós sugerimos, se calhar não tínhamos o granel que temos hoje e o incómodo que ainda é para os passageiros", afirmou o sindicalista do SITAVA.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos cumprem hoje 24 horas de greve, marcadas após mais de nove meses de negociações para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

Entretanto, a TAP apelou aos passageiros para chegarem com maior antecedência aos aeroportos portugueses, recomendando que, nos casos dos que têm voos a partir de Lisboa, cheguem quatro horas antes do embarque, devido à greve.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados