Açoriano Oriental
Grécia: Mecanismo de Estabilidade aprova desembolso de 6,7 mil milhões de euros

O Conselho de Administração do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) aprovou esta terça-feira o desembolso da quarta tranche do programa de assistência à Grécia, no valor de 6,7 mil milhões de euros.

Grécia: Mecanismo de Estabilidade aprova desembolso de 6,7 mil milhões de euros

Autor: Lusa/AO online

Em comunicado, o Conselho de Administração do MEE indica que aprovou o desembolso de uma primeira subtranche de 5,7 mil milhões de euros, a realizar-se esta quarta-feira, e o desembolso extra de mil milhões de euros depois de 01 de maio, com este a depender dos progressos de Atenas na redução do nível de pagamentos em atraso e na melhoria da eficácia do sistema de contratação eletrónica

“A decisão de hoje do Conselho de Administração do MEE reconhece o trabalho árduo do Governo e do povo grego para completar um extenso conjunto de reformas. Estas incluem importantes ações na área das privatizações, da cobrança das receitas públicas, da política fiscal e na resolução do crédito malparado. A quarta e última revisão já começou e estou confiante de que a Grécia se mantém no caminho para sair com êxito do programa de assistência em agosto de 2018”, disse o diretor executivo do MEE, Klaus Regling, citado em comunicado.

Após a aprovação desta quarta tranche, a assistência do mecanismo à Grécia vai atingir os 45,9 mil milhões de euros, do total de um programa que está orçamentado em 86 mil milhões.

Em 22 de janeiro, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, anunciou “boas notícias” sobre a Grécia, com o acordo político alcançado sobre a terceira revisão do programa de assistência em curso.

Centeno considerou que o sucesso da terceira revisão refletia “o enorme esforço e a excelente cooperação entre o Governo grego e as instituições” e indicou que, uma vez concluídas as restantes medidas acordadas com Atenas, seria efetuado um novo desembolso de 6,7 mil milhões de euros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados