Açoriano Oriental
Grande operação de limpeza avança hoje em todo o país
Depois de vários meses a mobilizar cidadãos, a reunir entidades parceiras, a identificar locais, a organizar equipas e a distribuir tarefas, saem hoje para o terreno, um pouco por todo o território nacional, mais de 200 mil pessoas com o objectivo de “Limpar Portugal”. Um projecto de âmbito nacional que nos Açores também conseguiu reunir muitas dezenas de “adeptos”, sobretudo das camadas mais jovens, em vários concelhos do arquipélago.
Grande operação de limpeza avança hoje em todo o país

Autor: Luísa Couto

Em Ponta Delgada, por exemplo, pouco depois das 08h30, na zona dos Valados, começam a juntar-se os voluntários. Cristina Tavares, uma das dinamizadoras da iniciativa no concelho, indica que se inscreveram mais de uma centena de pessoas mas, ainda assim, está convicta de que hoje poderão aparecer mais.

Quanto a acções de limpeza, numa primeira fase, será dada atenção à zona dos Valados, aos espaços junto à Marques e à Espelhadora, na estrada regional da Ribeira Grande, sem esquecer outros locais em diferentes freguesias, que também foram sinalizadas como áreas a carecer de intervenção no âmbito daquele que é o objectivo da iniciativa “Limpar Portugal”.

É que, de acordo com os levantamentos efectuados, nesses locais existe uma quantidade considerável de resíduos que importa remover. “Em matéria de lixo há de tudo um pouco, desde plásticos a entulho. E apesar das várias campanhas de sensibilização e da aposta das autarquias na recolha de electrodomésticos usados, ainda existem abandonados muitos desses objectos, nomeadamente frigoríficos, ou máquinas de lavar”, revela Cristina Tavares.

Já no que respeita ao envolvimento de entidades parceiras neste projecto, com a disponibilização de equipamentos necessários à operação de limpeza, a dirigente em Ponta Delgada traça um balanço muito positivo, sublinhando o interesse e a participação de várias empresas e grupos económicos de destaque no panorama regional.

 Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de Domingo,
Dia 20 de Março de 2010

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados