Açoriano Oriental
Grande asteróide dirige-se na direção da Terra mas não haverá colisão
Um grande asteróide dirige-se rapidamente em direção à Terra, devendo passar rente ao planeta no próximo dia 31, mas os astrónomos da NASA asseguram que não haverá rota de colisão.
Grande asteróide dirige-se na direção da Terra mas não haverá colisão

Autor: Lusa/AO online

 Segundo a agência espacial norte-americana NASA, a rocha espacial é aproximadamente do tamanho de um estádio de futebol e move-se a uma velocidade "anormalmente elevada" de 78.000 milhas por hora (126.000 quilómetros por hora).

De acordo com as primeiras estimativas da Earth and Sky, a página da Internet especializada em questões de astronomia, o asteróide - denominado 2015 TB145 -- terá cerca de 470 metros de diâmetro.

A NASA prevê que este asteróide possa ser o maior corpo cósmico conhecido a aproximar-se do planeta Terra até ao ano de 2027.

"Se o tamanho estiver correto, o novo asteróide encontrado é 28 vezes maior que o meteoro Chelyabinsk, que entrou na atmosfera terrestre, sobre a Rússia, em fevereiro de 2013", lê-se na Earth and Sky.

O corpo cósmico deverá passar a uma distância de aproximadamente 500 mil quilómetros, o equivalente a 1,3 vez a distância entre a Terra e a Lua, segundo cálculos dos astrónomos.

Os especialistas afirmam que a observação apenas será possível com o auxílio de telescópios.

Prevê-se que a passagem mais próxima da Terra ocorra às 15:14 GMT (mesma hora em Portugal) do dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados