Açoriano Oriental
Governos da Madeira e Açores reforçam cooperação na área da Cultura
Os diretores regionais da Cultura dos Governos da Madeira e dos Açores reúnem-se segunda-feira, no Funchal, para definirem as ações de caráter cultural a desenvolver este ano, no âmbito dos protocolos celebrados entre os dois executivos insulares.
Governos da Madeira e Açores reforçam cooperação na área da Cultura

Autor: Lusa / AO online

 

Uma nota divulgada pela Secretaria da Economia e Turismo da Madeira destaca que esta visita do representante do executivo açoriano representa "um avanço da X Cimeira entre os Açores e Madeira realizada no passado mês de janeiro", no decorrer da qual foram celebrados dez protocolos de cooperação.

Este será o primeiro encontro entre os diretores regionais da Cultura da Madeira e Açores, Natércia Xavier e Nuno Ribeiro Lopes, respetivamente, durante o qual serão definidas as iniciativas a desenvolver, entre as quais o "intercâmbio cultural no âmbito de exposições itinerantes presentes nos museus das duas regiões, a permuta de publicações editadas para distribuição pelas várias bibliotecas escolares e públicas, assim como a permuta de bens e fundos arquivísticos", antecipa a informação do Governo Regional da Madeira.

O mesmo documento recorda que o acordo na área cultural prevê intercâmbios entre os museus, centros de arte contemporânea, bibliotecas e arquivos.

Também inclui "o estabelecimento de intercâmbios e a mobilidade de artistas, grupos, bandas e associações culturais de ambas as regiões, sempre com o objetivo de promover e divulgar os artistas, a Arte e as expressões originais das culturas açoriana e madeirense ao nível inter-regional, por forma a favorecer a formação de massas críticas que participem ativamente como cidadãos e criadores".

A nota adianta que, quanto aos artistas, grupos, bandas e associações que se dediquem à música, folclore, artes plásticas, teatro, cinema e multimédia num arquipélago, será abordada a participação em eventos, festivais, encontros e demais iniciativas culturais organizadas na outra região autónoma.

Também será perspetivada uma articulação ao nível da participação conjunta em candidaturas do Programa de Cooperação Territorial INTERREG V-A MAC (Madeira-Açores-Canárias) 2014-2020, cuja primeira convocatória para apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de março.

No decorrer da X Cimeira Insular Açores e Madeira, que decorreu em janeiro, os dois executivos insulares celebraram dez protocolos, estando já oficializados acordos de cooperação em matérias como saúde, proteção civil, pescas e aquicultura, vitivinicultura, ambiente, juventude, assuntos europeus e recursos florestais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados