Governo Regional vai disponibilizar na Internet mapas de ocupação e uso dos solos

Governo Regional vai disponibilizar na Internet mapas de ocupação e uso dos solos

 

Lusa/AO Online   Regional   20 de Set de 2012, 11:58

O Governo dos Açores anunciou hoje a integração de mapas de ocupação e uso dos solos no arquipélago na Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA), um projeto na área dos sistemas de informação geográfica disponibilizado na Internet.

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, revelou que esta cartografia, produzida com base em imagens de satélite referentes ao período entre 1990 e 2006, será atualizada periodicamente.

José Contente, que destacou a importância destas cartas para a administração regional e para os particulares, falava em Ponta Delgada na apresentação do projeto comunitário CORINE Land Cover, que estabelece as regras aplicáveis à elaboração de mapas de ocupação e uso dos solos na União Europeia, a que a Região aderiu.

O secretário regional considerou que o alargamento do CORINE Land Cover ao arquipélago prova que os Açores “estão a par e passo” com o que se faz na Europa em matéria de informação geográfica e de utilização das tecnologias espaciais, acrescentando que, através do IDEiA, é possível “aceder de modo mais sólido e articulado” a dados sobre o território açoriano.

Na sua intervenção, José Contente salientou que a União Europeia vai afetar “grandes apoios” aos projetos no domínio das tecnologias, defendendo a necessidade de os Açores “agarrarem essa oportunidade”, tanto mais que está já concluída a “fase das grandes infraestruturas” no arquipélago.

Para José Contente, nos próximos anos, o “grosso do investimento regional será na inteligência e em massa crítica”, salientando que “a tecnologia exige a qualificação das pessoas”.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.