Açoriano Oriental
Governo Regional vai disponibilizar na Internet mapas de ocupação e uso dos solos
O Governo dos Açores anunciou hoje a integração de mapas de ocupação e uso dos solos no arquipélago na Infraestrutura de Dados Espaciais Interativa dos Açores (IDEiA), um projeto na área dos sistemas de informação geográfica disponibilizado na Internet.
Governo Regional vai disponibilizar na Internet mapas de ocupação e uso dos solos

Autor: Lusa/AO Online

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, revelou que esta cartografia, produzida com base em imagens de satélite referentes ao período entre 1990 e 2006, será atualizada periodicamente.

José Contente, que destacou a importância destas cartas para a administração regional e para os particulares, falava em Ponta Delgada na apresentação do projeto comunitário CORINE Land Cover, que estabelece as regras aplicáveis à elaboração de mapas de ocupação e uso dos solos na União Europeia, a que a Região aderiu.

O secretário regional considerou que o alargamento do CORINE Land Cover ao arquipélago prova que os Açores “estão a par e passo” com o que se faz na Europa em matéria de informação geográfica e de utilização das tecnologias espaciais, acrescentando que, através do IDEiA, é possível “aceder de modo mais sólido e articulado” a dados sobre o território açoriano.

Na sua intervenção, José Contente salientou que a União Europeia vai afetar “grandes apoios” aos projetos no domínio das tecnologias, defendendo a necessidade de os Açores “agarrarem essa oportunidade”, tanto mais que está já concluída a “fase das grandes infraestruturas” no arquipélago.

Para José Contente, nos próximos anos, o “grosso do investimento regional será na inteligência e em massa crítica”, salientando que “a tecnologia exige a qualificação das pessoas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados