Açoriano Oriental
Lavoura
Governo reafirma defesa das quotas leiteiras na UE
O Governo Regional dos Açores reafirmou esta quinta-feira a defesa do regime de quotas leiteiras, frisando que deve ser mantido em toda a União Europeia e não apenas nos Açores, como pretendem os social-democratas açorianos.
Governo reafirma defesa das quotas leiteiras na UE

Autor: Lusa / AO online
“Não faz qualquer sentido defender a manutenção do regime de quotas leiteiras nos Açores depois de 2015, mantendo a possibilidade da sua supressão no restante espaço europeu”, afirmou Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura.

Nesse sentido, frisou que este regime “é uma forma de regular no mercado, ajustando a capacidade produtiva à capacidade de consumo, em todo o espaço europeu e não apenas nesta ou naquela região”.

Noé Rodrigues comentava a posição assumida quarta-feira por António Ventura, porta-voz do PSD/Açores para este sector, que exigiu que os governos nacional e regional aproveitem o “sinal de abertura” manifestado pelo futuro comissário europeu da Agricultura sobre a possível manutenção do regime de quotas leiteiras nos Açores depois de 2015.

A posição do PSD/Açores surgiu depois de o designado comissário europeu da Agricultura ter afirmado, no Parlamento Europeu, que era necessário “encontrar mecanismos específicos” para as regiões mais desfavorecidas da Europa, como é o caso dos Açores.

“Consideramos que esta é uma nova oportunidade para os Açores e Portugal actuarem a favor de um sistema que preveja a regulação da oferta, rejeitando a liberalização total”, afirmou António Ventura.

Para o secretário regional da Agricultura, é de “singular gravidade” que o PSD/Açores, através da eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves, tenha afirmado a 15 de Janeiro que o fim das quotas leiteiras é uma decisão irreversível do Conselho Europeu, surgindo dias depois o porta-voz do partido para a agricultura a destacar a abertura manifestada pelo futuro comissário europeu para a manutenção deste regime nos Açores.

Noé Rodrigues, citado numa nota divulgada pelo governo regional, reafirmou que o executivo açoriano continua a defender o regime de quotas leiteiras em toda a União Europeia, assim como o aprofundamento das políticas para o reforço da competitividade e sustentabilidade da fileira do leite nos Açores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados