Açoriano Oriental
Governo lança concurso para apoio a publicações e edições científicas
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse que "a classificação e o reconhecimento dos centros de investigação científica dependem, em grande medida, da sua produção anual de publicações".
Governo lança concurso para apoio a publicações e edições científicas

Autor: Lusa/AO online

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita ao Centro de Investigação de Tecnologias Agrárias dos Açores (CITA-A), anunciou a abertura de um concurso público para apoiar publicações e edições científicas.

“Esta medida pretende contribuir para a afirmação da ciência que se produz nos Açores no contexto internacional e é mais uma forma de apoiar financeiramente as despesas associadas à produção científica dos nossos centros de investigação”, disse Brito e Abreu.

O Secretário Regional da Ciência lembrou que os investigadores da Universidade dos Açores têm tido um número crescente de publicações referenciadas em bases de dados internacionais, frisando que “as revistas internacionais mais prestigiadas cobram aos autores dos artigos científicos valores consideráveis”.

O concurso, que arranca quinta-feira, 29 de janeiro, abrange publicações da autoria de investigadores integrados na Universidade dos Açores e em organismos de investigação científica do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores, que podem candidatar-se até 30 de junho de 2015, através da plataforma https://idia.azores.gov.pt, e tem previsto um investimento total de 50 mil euros.

Durante a visita ao CITA-A, o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reconheceu a "importância” deste centro de investigação nas áreas das ciências agrárias e do ambiente, destacando “a sua especial apetência para fazer pontes entre a ciência e o mundo empresarial e a sua ligação especial a um dos eixos da Estratégia para a Especialização Inteligente da Região, que é a Agricultura e Agro-indústria”.

O CITA-A conta atualmente com cerca de 35 investigadores que fazem investigação científica fundamental e aplicada, centrando-se em temas como a produção e conservação de forragens, fertilidade dos solos, reprodução animal, nutrição e alimentação animal, biotecnologia e tecnologia alimentar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados