Açoriano Oriental
Governo garante que a exploração mineral do mar está ainda longe de se concretizar
 O Governo dos Açores assegurou hoje que o processo de exploração mineral do mar do arquipélago "não está ainda concluído", considerando "prematura" a referência a qualquer empresa estrangeira que queira operar nesta zona do globo.
Governo garante que a exploração mineral do mar está ainda longe de se concretizar

Autor: Lusa/AO Online

Um esclarecimento divulgado pelo gabinete de imprensa do executivo na sequência das declarações proferidas segunda-feira pelo secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, garante que não foi ainda assinado "qualquer contrato" com "qualquer empresa", nomeadamente com a multinacional 'Nautilus'.

"O Governo dos Açores está a analisar várias propostas, entre as quais se inclui a da empresa 'Nautilus', contudo este processo não está concluído, sendo, por isso, prematura a referência à assinatura de qualquer contrato com qualquer empresa", refere a nota divulgada pelo executivo açoriano.

O executivo confirma, no entanto, a existência de contactos entre as autoridades regionais e "várias empresas interessadas na exploração de recursos minerais" em torno das fontes hidrotermais situadas ao largo dos Açores.

"A empresa Nautilus Minerals Inc é uma dessas empresas, tendo sido mantidos ao longo dos últimos anos diversos contactos entre os seus representantes e departamentos do Governo dos Açores", salienta a nota, acrescentando que está a ser analisada "num espírito de gestão partilhada" (como está definido no Estatuto Político-Administrativo dos Açores) a proposta formalizada pela 'Nautilus'.

O Governo dos Açores assegura ainda que "não abdica de liderar o processo para a futura exploração mineral do Mar dos Açores", tendo em vista garantir uma "utilização sustentável, duradoura, com o devido acompanhamento científico e enquadramento ambiental e em que os proveitos tenham uma distribuição equitativa".

Na passada semana, no encerramento do debate sobre as propostas de Plano e Orçamento da Região para 2012, o presidente do Governo Regional, Carlos César, sublinhou que a gestão do Mar dos Açores é uma "matéria fulcral para o desenvolvimento da economia açoriana".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados