Açoriano Oriental
Governo e embaixadores reúnem-se em Lisboa para debater política externa
O antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso é o orador convidado na abertura do seminário diplomático, que reúne na terça e quarta-feira em Lisboa membros do Governo e os embaixadores portugueses.
Governo e embaixadores reúnem-se em Lisboa para debater política externa

Autor: Lusa / AO online

 

À semelhança de anos anteriores, o lema do encontro de dois dias é “Projetar Portugal” e conta com a participação do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e do ministro da Economia, António Pires de Lima, além de secretários de Estado e responsáveis de organismos.

O seminário diplomático, no arranque do ano, é uma iniciativa anual do ministério dos Negócios Estrangeiros em que os embaixadores de Portugal têm a oportunidade de se reunir com membros do Governo e representantes da administração pública, das universidades, da comunidade empresarial e demais setores estratégicos para debater os principais temas de interesse para a política externa portuguesa, segundo fonte oficial do ministério liderado por Rui Machete.

O programa inclui uma audiência com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e um almoço com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Na terça-feira, o encontro decorre no Museu do Oriente e arranca com intervenções do ministro Rui Machete e do antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso (que também participou no seminário diplomático de 2013), além do presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino.

Ao longo do dia, os diplomatas participam em sessões sobre “A Agenda do Crescimento Verde para a Competitividade e Criação do Emprego”, com Rui Machete e Moreira da Silva, sobre a “Semana Azul – Viver o Oceano”, com Assunção Cristas e o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, e sobre “Mudanças no Turismo em Portugal”, com o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.

Ainda durante a manhã, o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, intervém sobre os vinhos portugueses, seguindo-se uma prova comentada sobre as principais castas e, depois, o almoço.

Os trabalhos retomam, à tarde, com um debate sobre energia, uma sessão sobre “Serviços partilhados: vantagens de Portugal”, a apresentação da Plataforma 560.pt e um painel sobre “Ciência, tecnologia e inovação na diplomacia europeia” – com a participação de Carlos Moedas, comissário europeu para a Investigação, Inovação e Ciência, e antigo secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

Está ainda prevista uma sessão sobre “Incentivos ao investimento em Portugal”, com o ministro Pires de Lima, e com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, antes do encerramento, com o presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros, o deputado socialista Sérgio Sousa Pinto.

No final do dia será entregue o prémio “Diplomata do Ano”, uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e da Confederação Internacional dos Empresários Portugueses, atribuído ao diplomata que se tenha distinguido pelos resultados no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal.

O encerramento dos trabalhos estará a cargo do ministro Rui Machete.

Na quarta-feira, o seminário decorre no Palácio das Necessidades, sede do ministério dos Negócios Estrangeiros, com sessões sobre a modernização dos serviços e sobre as políticas para as comunidades portuguesas, com o secretário de Estado da tutela, José Cesário, e debates sobre os diferentes grupos regionais.

Na sessão de encerramento do seminário diplomático, os oradores são o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, e a secretária geral do ministério dos Negócios Estrangeiros, embaixadora Ana Martinho.

Segue-se um almoço presidido pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Ao final do dia, os embaixadores deslocam-se a Belém para uma sessão de cumprimentos e audiência com o Presidente da República, seguindo-se depois uma receção.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados