Açoriano Oriental
Governo dos Açores responsabiliza República por perda de fundos para estradas
O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que a região dispõe de cerca de 16 milhões de euros em fundos comunitários para a rede viária, mas responsabilizou o Governo da República pela perda de fundos do novo quadro comunitário.
Governo dos Açores responsabiliza República por perda de fundos para estradas

Autor: AOnline/LUSA

"Apesar deste quadro comunitário ser particularmente penalizador, fruto do que o Governo da República comunicou a Bruxelas, dizendo que já não eram necessários mais fundos para estradas, o Governo dos Açores conseguiu, a título excecional, um ‘plafond’ de cerca de 16 milhões de euros para investimentos na rede viária regional e que vão abranger todas as ilhas da nossa Região", salientou Vasco Cordeiro.

O presidente do executivo açoriano falava na inauguração da Avenida dos Baleeiros, na freguesia do Faial da Terra, ilha de São Miguel, uma obra da Câmara Municipal da Povoação, orçada em 825 mil euros, que o Governo Regional apoiou no montante não coberto por fundos comunitários.

Só no concelho da Povoação, o executivo pretende lançar, até ao final do ano, concursos públicos para empreitadas em estradas, orçadas em cerca de 2,3 milhões de euros.

Para o presidente do Governo Regional, os investimentos na rede viária constituem fatores de coesão territorial entre os Açores, mas também "ferramentas e instrumentos" que são colocados à disposição das pessoas para "melhorar o progresso e o desenvolvimento" de cada uma das partes da região.

"Se é certo que o Governo dos Açores tem um papel fundamental na concretização desta componente, não é menos verdade que os privados têm, também, um papel fundamental no aproveitamento e na utilização destas ferramentas para a criação de riqueza, de emprego e de desenvolvimento em todas as parcelas do nosso território", frisou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados