Açoriano Oriental
Governo dos Açores quer mostrar especificidades da região ao comissário da Agricultura

O secretário regional da Agricultura e Florestas dos Açores considerou hoje que a visita do Comissário Europeu da Agricultura, Phill Hogan, ao arquipélago será uma oportunidade para mostrar as especificidades da região.

Governo dos Açores quer mostrar especificidades da região ao comissário da Agricultura

Autor: Lusa/AO Online

“A vinda do comissário aos Açores é uma boa oportunidade para mostramos a boa aplicação dos fundos e o salto qualitativo dado no setor, mas, sobretudo, evidenciar que somos uma Região Ultraperiférica, que temos um conjunto de sobrecustos em todas as produções e que isso tem de ser compensado”, adiantou João Ponte, citado numa nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional.

O governante falava à margem de uma visita a vários caminhos agrícolas e rurais na zona central da ilha de São Miguel, para avaliar necessidades de manutenção e de novos investimentos.

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phill Hogan, tem agendada uma visita aos Açores nos dias 27 e 28 de junho.

O Governo Regional dos Açores defende um reforço de fundos na área da agricultura no próximo Quadro Comunitário de Apoio, alegando que é necessário ainda modernizar o setor e dar melhores condições aos agricultores para que possam reduzir custos de produção e aumentar rendimentos.

“Aquilo que queremos fazer até ao fim desta legislatura, que também coincide com o fim do atual quadro comunitário, é esgotar todas as verbas que temos destinadas para este fim, para que o setor agrícola continue a dar um salto qualitativo”, salientou João Ponte, acrescentando que, desde 2014, já foram investidos 30 milhões de euros.

Segundo o secretário regional da Agricultura, foi feito um investimento “muito significativo” na eletrificação e no abastecimento de água às explorações na ilha de São Miguel, mas continua a ser necessário investir nas infraestruturas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados