Açoriano Oriental
Governo dos Açores presta homenagem a mulher que dignificou Portugal
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, prestou hoje homenagem, em nome do executivo açoriano, a Maria Barroso, enaltecendo as suas "qualidades cívicas e pessoais" e a forma como dignificou "a vida nacional" e Portugal

Autor: LUSA/AO online

"É-lhe devida, e julgo que é justo tornar público esta homenagem que, da parte do Governo dos Açores, entendo que deve ser prestada a uma grande figura do nosso país", disse Vasco Cordeiro, aos jornalistas, na Horta.

O presidente do executivo açoriano referiu que Maria Barroso, que morreu hoje, foi "uma mulher que sempre lutou por causas nobres, uma lutadora antifascista, fundadora do Partido Socialista", "que se entregou à causa da cultura" e a causas sociais.

"Deve ser merecedora do reconhecimento e da homenagem de todos e é isso que em meu nome pessoal e em nome do Governo dos Açores faço nesta hora, enaltecendo as suas qualidades cívicas e as suas qualidades pessoais, de que deu prova nas várias funções que desempenhou, nomeadamente, também, no seu papel como primeira-dama do nosso país, em que dignificou, como aliás em todos os cargos por onde passou, as instituições, dignificando a nossa vida nacional, dignificando também Portugal", afirmou Vasco Cordeiro, que preside também ao PS/Açores.

Maria de Jesus Barroso, 90 anos, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS, ex-deputada e mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, morreu hoje no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave há 11 dias, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

O funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados