Governo dos Açores faz visita à ilha de Santa Maria na quarta e na quinta-feira


 

Lusa/AO Online   Regional   5 de Jul de 2016, 11:31

O Governo dos Açores faz na quarta e na quinta-feira uma visita estatutária a Santa Maria, a primeira ilha a ser descoberta e a mais antiga do arquipélago, com cerca de seis milhões de anos.

O Estatuto Político-Administrativo dos Açores determina que o executivo regional visite cada uma das ilhas da região pelo menos uma vez por ano e que o Conselho do Governo se reúna na ilha visitada.

De acordo com o programa divulgado, nesta deslocação os membros do executivo açoriano têm previstas inaugurações, visitas a obras, empresas e instituições, reuniões com diversas entidades e os habituais encontros com o Conselho de Ilha e com a população.

Os Conselhos de Ilha são um organismo consultivo que integra autarcas e representantes dos sindicatos e associações empresariais, além de outras entidades ligadas ao ambiente, às pescas ou à agricultura.

A comitiva chega ao aeroporto de Santa Maria, ilha com um único concelho, Vila do Porto, e cinco freguesias, às 07:00 de quarta-feira (mais uma hora em Lisboa) e, às 08:15, o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, vai conhecer as obras de remodelação e ampliação do quartel dos bombeiros voluntários locais, investimento na ordem dos 700 mil euros.

Vasco Cordeiro inaugura, depois, o centro de processamento de resíduos e de valorização orgânica por compostagem e, ainda de manhã, tem agendada uma reunião com agricultores e associações representativas.

À tarde, o chefe do executivo açoriano visita a obra de ampliação do lar de idosos e a Misericórdia de Vila do Porto, e, pelas 18:00, preside ao encontro com o Conselho de Ilha, no salão de Nossa Senhora das Vitórias, e, à noite, à reunião do Conselho do Governo.

Na quinta-feira, último dia da visita estatutária a Santa Maria, ilha do grupo oriental do arquipélago, Vasco Cordeiro preside à cerimónia de adjudicação da empreitada de conclusão do loteamento do Outeiro, durante a qual é assinado um protocolo com o Recolhimento de Santa Maria Madalena para a reabilitação de habitações.

Vão ser também autorizados processos para recuperação de habitação degradada.

Vasco Cordeiro marca depois presença na apresentação do projeto de construção da sala de filetagem no entreposto frigorífico do porto de pescas, reunindo-se, de seguida com pescadores e dirigentes da associação que os representa.

Neste dia está agendada a assinatura de um protocolo entre o executivo açoriano, a NAV, empresa responsável pelos serviços de tráfego aéreo português, e a ANA – Aeroportos de Portugal para a criação em Santa Maria de uma área para a realização de testes de equipamentos de grande porte e sensores, operados a partir drones, sobre o ambiente marinho.

Às 17:00 locais, o Governo Regional recebe a população da ilha de Santa Maria, na escola básica e secundária, terminando a visita estatutária, a última desta legislatura, com a leitura do comunicado do Conselho do Governo.

 



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.