Açoriano Oriental
Governo dos Açores envia condolências à família de Duarte Pimentel
O Governo Regional dos Açores enviou esta sexta-feira uma mensagem de condolências à família do artista plástico Duarte Pimentel, de 78 anos, que faleceu na quinta-feira, no Hospital do Barreiro, vítima de doença respiratória.

Autor: Lusa/AO online

A mensagem assinada pelo secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, refere que “ao tomar conhecimento da morte de Duarte Pimentel, quero apresentar, em meu nome pessoal e em nome dos açorianos, os meus sinceros pêsames à Família enlutada".

Nascido em Lagoa, na Ilha de São Miguel, a 11 de junho de 1934, Duarte Pimentel estudou artes na Escola António Arroio, em Lisboa, viveu em Paris, e dedicou-se sobretudo ao trabalho artístico em óleo, aguarela e azulejaria.

"Neste momento presto a minha sincera homenagem ao homem das artes que nos acaba de deixar”, conclui a mensagem de condolências enviada à família de Duarte Pimentel por Luiz Fagundes Duarte.

Duarte Pimentel estava internado naquele hospital há cerca de duas semanas devido a insuficiência respiratória, vindo a falecer na manhã de quinta-feira, indicou à Lusa a sobrinha do artista, Paula Margarida Pimentel.

O corpo encontra-se em câmara ardente na capela da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita do Ribatejo, onde se realizará uma missa, às 14:30, e o funeral, às 15:00, para o Cemitério do Pinhal do Forno.

Os seus trabalhos, sobretudo de retratos e brasões, estão representados na Nunciatura Apostólica de Lisboa, na Escola Prática de Cavalaria, no Hospital Militar, no Comando Geral da PSP, em Lisboa, no Governo Civil de Lisboa e de Beja, e em várias esquadras, quartéis e comandos distritais da GNR no país.

Foi condecorado pelo Supremo Tribunal Militar e galardoado com a Medalha de Ouro do Vaticano pelo brasão papal que pintou e que se encontra na Nunciatura Apostólica de Lisboa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados