Açoriano Oriental
Governo dos Açores diz que fecho de laboratórios avança após período de transição
O secretário regional da Saúde dos Açores disse na segunda-feira que os laboratórios de análises nas ilhas sem hospital vão mesmo fechar depois das 16h00, estando a decorrer um período de transição para os médicos testarem os novos equipamentos.
Governo dos Açores diz que fecho de laboratórios avança após período de transição

Autor: Lusa/AO Online

 

Luís Cabral confirmou a intenção de avançar com esta medida nas seis ilhas do arquipélago que não têm hospital durante uma reunião do Governo dos Açores com o Conselho de Ilha da Graciosa.

O encerramento dos laboratórios de análises dos centros de saúde entre as 16:00 e as 08:00 tem gerado protestos e apreensão por parte de autoridades locais e médicos.

O secretário regional da Saúde disse que está a decorrer um período de transição em que estão a ser usados em simultâneo os laboratórios e os equipamentos “point of care” (que permitem análises rápidas, em alguns parâmetros) que serão usados nos períodos entre as 16:00 e as 08:00.

Com a dupla análise, os profissionais de saúde poderão “certificar per si” a fiabilidade do “point of care”, disse Luís Cabral.

O secretário regional da Saúde revelou ainda que na sequência de uma reunião recente com o Conselho de Ilha de São Jorge, em que estiveram os médicos dos centros de saúde locais, foi solicitado ao fornecedor dos “point of care” a inclusão de um parâmetro de análise que os clínicos consideraram ser importante.

Depois de ser adicionado esse parâmetro, e deste “período experimental”, a medida será mesmo implementada, disse Luís Cabral.

Quanto à questão da ida de médicos especialistas a estas mesmas ilhas, reiterou que estão esclarecidas as questões que fizeram com os clínicos suspendessem as deslocações, havendo algumas já programadas para as próximas semanas, no caso da Graciosa.

Durante a reunião, os conselheiros da Graciosa insistiram também na importância de melhorar as ligações aéreas e marítimas a outras ilhas e para fora do arquipélago.

O presidente do Conselho de Ilha, Carlos Brum, apontou a inconstância dos horários da SATA, por exemplo, a dificuldade de sair da ilha e chegar a Lisboa num mesmo dia e a necessidade de melhorar as ligações às ilhas do triângulo (Faial, Pico e São Jorge) a nível do transporte da carga, sobretudo, para um melhor escoamento de produtos hortícolas e frutas.

Sobre esta última questão, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, sublinhou que ela “está na raiz” da decisão de construção de dois barcos novos para o transporte de passageiros e mercadorias entre ilhas e que têm como objetivo a criação de condições para haver no arquipélago um “verdadeiro mercado interno”.

Vasco Cordeiro disse ainda compreender a insatisfação com algumas ligações aéreas, mas acrescentou que o recentemente apresentado Plano Integrado de Transportes pretende justamente construir soluções para estes constrangimentos.

No final da reunião, Carlos Brum disse que o Conselho de Ilha ficou genericamente satisfeito com aquilo que ouviu do executivo, considerando que os conselheiros conseguiram convencer os membros do Governo Regional para a importância das questões que levantaram.

Já quanto às análises clínicas, disse que se mantêm as reservas, dada a própria apreensão dos médicos e técnicos de saúde.

O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita à Graciosa, que terminará na quarta-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados