Açoriano Oriental
Governo dos Açores congratula-se com aprovação do FEAMP no Parlamento Europeu
O Secretário Regional dos Recursos Naturais manifestou satisfação com a aprovação pelo Parlamento Europeu do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP), que manteve várias das pretensões dos Açores inscritas no relatório que antecedeu a votação na quarta-feira.
Governo dos Açores congratula-se com aprovação do FEAMP no Parlamento Europeu

Autor: Susete Rodrigues/Gacs

O regulamento do FEAMP, que terá um orçamento de 6,5 mil milhões de euros até 2020 e prevê apoio financeiro para a implementação da reforma da Política Comum das Pescas, será votado nas próximas semanas pelo Conselho de Ministros da União Europeia.

Segundo nota do Gacs e para Luís Neto Viveiros, esta aprovação permite perspetivar a entrada em vigor em junho deste importante instrumento estratégico e financeiro, que prevê um aumento de 10% do cofinanciamento da pesca para a Região.

“Conforme afirmei em 2013, aquando da aprovação do relatório que antecedeu esta votação, a Região tem, no geral, razões para estar satisfeita”, frisou o Secretário Regional, destacando o financiamento de estudos científicos para proteção das zonas biogeograficamente sensíveis.

No que respeita à recuperação dos stocks, para minimizar o impacto sobre os ecossistemas haverá um maior apoio à recolha de dados (520 milhões de euros), bem como apoio a programas de controlo que ajudem à proteção do ambiente marinho.

O FEAMP prevê ainda a possibilidade de apoiar os pescadores no investimento em equipamentos de pesca mais seletivos ou em equipamento que facilite o manuseamento, descarga e armazenamento de capturas indesejadas.

Vai ser dada prioridade aos auxílios aos pescadores da pequena pesca, que beneficiarão de uma taxa de intensidade mais elevada, assim como aos jovens pescadores e às famílias de pescadores.

Refira-se que o novo fundo para o período 2014-2020, que substitui o Fundo Europeu das Pescas que vigorou de 2007 a 2013, vai apoiar ainda medidas tendentes a melhorar a segurança das condições de trabalho dos pescadores e dos portos e autoriza que sejam concedidos até 75 mil euros aos pescadores com menos de 40 anos em apoio start-up.

Depois da aprovação pela Comissão, os programas nacionais e os projetos individuais poderão começar a ser lançados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados