Açoriano Oriental
Governo dos Açores com "atraso de dez anos" em nova legislação sobre álcool

O líder do PSD/Açores, Duarte Freitas, acusou hoje o executivo regional de chegar com um "atraso de dez anos" a novas medidas contra o alcoolismo na região, advogando que os sociais-democratas já tinham apresentado propostas agora aprovadas.

Governo dos Açores com "atraso de dez anos" em nova legislação sobre álcool

Autor: Lusa/AO Online

O anúncio feito pelo Governo de a idade mínima “passar dos 16 para os 18 anos em relação ao consumo de bebidas alcoólicas vem com um atraso de dez anos. Há dez anos o PSD apresentou exatamente essa mesma proposta", vincou Duarte Freitas, em declarações esta tarde.

O social-democrata declarou, ainda, que Vasco Cordeiro, atual presidente do executivo, foi à época, como secretário regional, "um dos principais responsáveis por essa matéria não ter passado" e feito então caminho.

"Levou dez anos, mas o doutor Vasco Cordeiro reconsiderou, e agora diz exatamente o contrário do que dizia", nota Duarte Freitas.

E concretiza: "No entretanto, perdemos uma década e muitos jovens por causa dessas causas, do alcoolismo em idades muito jovens".

O Governo dos Açores quer aumentar de 16 para 18 anos a idade mínima permitida por lei para o consumo de álcool, uma forma de incentivo à "redução da oferta e da procura" nas ilhas, notou o executivo numa sessão tida esta semana.

Aos jornalistas, o líder do PSD nos Açores falou também da discussão pública da estratégia regional de luta contra a pobreza, cujo prazo terminou na quarta-feira e na qual o PSD apresentou propostas.

"Todas as discussões públicas que o Governo tem lançado têm sido objeto de contributos formais do PSD/Açores", elencando Duarte Freitas áreas como a saúde, o turismo ou fundos comunitários, além da estratégia contra a pobreza.

Nos últimos anos, o PSD apresentou "dez propostas chumbadas" pelo PS, alertou Duarte Freitas, que disse ter havido nesse chumbo um "erro" que agora pode ser remediado.

"O PSD apresenta também, para além dessas propostas, uma série de ideias novas", prosseguiu o líder social-democrata, que visitou esta tarde o Centro Comunitário Cais do Remar, em Fenais da Ajuda, ilha de São Miguel.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados