Açoriano Oriental
Governo dos Açores aprova selagem de aterros de São Jorge e recuperação de espaços
O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que vai avançar com a selagem dos dois aterros de lixo da ilha de São Jorge e a recuperação das áreas onde estão situados.

Autor: Lusa/AO Online

O executivo açoriano terminou hoje uma visita a São Jorge e, na reunião do Conselho do Governo Regional de terça-feira, decidiu "autorizar a abertura do procedimento relativo à selagem e requalificação de dois aterros de resíduos na ilha", com um preço base de 1,3 milhões de euros e um prazo de execução de 210 dias.

O Governo Regional inaugurou no ano passado o centro de processamento de resíduos e de valorização orgânica por compostagem de São Jorge, tendo entretanto também concedido a sua exploração.

"Consequentemente, importa agora proceder à selagem dos dois aterros existentes na ilha, eliminando esses locais enquanto destino final de resíduos e requalificando-os em favor da qualidade ambiental e da saúde públicas", afirma o Governo açoriano no comunicado com as conclusões da reunião de terça-feira, hoje divulgado.

Na mesma reunião, o Conselho do Governo decidiu ainda lançar o concurso público para a aquisição e instalação do "equipamento complementar de meteorologia" e do equipamento de rastreio de líquidos do aeródromo de São Jorge, assim como para a criação de um "novo caminho de acesso" ao aeroporto. O valor do concurso é de 600 mil euros.

O executivo aprovou também a autorização do concurso para a empreitada de "melhoramento da operacionalidade" do porto de pescas do Topo, em São Jorge, no valor de 2,5 milhões de euros.

Entre as outras medidas aprovadas para São Jorge estão melhoramentos de caminhos agrícolas, a eletrificação de salas de ordenha e apoios a instituições locais e eventos que estão previstos para a ilha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados