Açoriano Oriental
Argélia
Governo de Ahmed Ouyahia quer eliminar terrorismo
A Argélia está determinada em erradicar o terrorismo, mas estará disponível para negociar com os islamitas armados que queiram renunciar à violência, referiu um documento esta quinta-feira apresentado pelo primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, no Parlamento.

Autor: Lusa/AO online
O Governo argelino “reafirma que a luta contra os últimos redutos do terrorismo irá continuar com a mesma determinação e irá representar o total desaparecimento deste flagelo do nosso país”, sublinhou o documento anexado à Declaração de Política Geral, que hoje foi apresentada aos deputados.

“A mão do Estado irá continuar estendida para todos os cidadãos errantes que queiram ainda beneficiar da clemência do seu país”, acrescentou o mesmo texto, numa referência à política de reconciliação nacional, lançada em 2005 pelo Presidente Abdelaziz Bouteflika.

Com esta política, a ameaça terrorista “diminuiu consideravelmente, mas a vigilância ainda é necessária”, frisou o documento, da responsabilidade do Governo de Argel.

Os actos de violência envolvendo islamitas armados marcam a Argélia há cerca de duas décadas, mas têm vindo a diminuir.

As áreas mais problemáticas continuam a ser as regiões de Boumerdès e Tizi Ouzou, em Kabylie, com ataques atribuídos a grupos ligados à Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados