Açoriano Oriental
Governo da Madeira vai investir 45 mil euros no V Festival da Natureza
O Governo madeirense vai investir 45 mil euros no V Festival da Natureza, que decorre entre 06 e 11 de outubro, quando a região regista uma taxa de ocupação hoteleira na ordem dos 79 por cento.
Governo da Madeira vai investir 45 mil euros no V Festival da Natureza

Autor: Lusa/AO Online

 

Os dados foram hoje revelados pelo secretário regional da Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira na conferência de imprensa convocada para a apresentação do evento.

“Este é um festival que tem muito em comum com os outros cartazes da Madeira. Nesta altura concertamos um conjunto de atividades, quase que provocando uma comunicação mais concentrada daquilo que se faz ao longo de todo o ano no que diz respeito à fruição da natureza, seja na serra ou no mar”, disse Eduardo Jesus.

O governante madeirense salientou que neste programa “é o turista que é o protagonista e que o objetivo é “reforçar a notoriedade e projeção da Madeira com uma oferta de coisas que são únicas”.

O secretário regional apontou que existe, cada vez mais, uma “maior apetência das pessoas” para este tipo de iniciativas e que podem “num território tão pequeno [como são as ilhas da Madeira e Porto Santo] experimentar atividades junto da natureza com uma grande diversidade”.

O governante realçou que um dos propósitos é “associar a natureza ao desporto, com benefícios para a saúde”, sendo também uma “forma de renovar a oferta no que diz respeito ao conjunto de animação que a Madeira tem para oferecer”.

Eduardo Jesus mencionou que este programa resulta de uma parceria entre o Governo Regional e outras entidades públicas e privadas, tem pela primeira vez como palco a Praça do Povo, na marginal da cidade, desenrolando-se, “simultaneamente, em vários pontos da região entre os dias 06 e 11 outubro”, envolvendo cerca de mil pessoas.

Sobre as atividades previstas, Eduardo Jesus enunciou um encontro de bicicletas de montanha, visitas guiadas, um conjunto de experiências náuticas, experiências de escalada, um projeto ‘Sinta a Natureza’, que vai simular o percurso dos pés descalços sobre diversos materiais.

Também se realizará um acampamento de escuteiros, uma festa sobre os ‘jogos da nossa terra’, demonstrações de jogos tradicionais, um mini-arraial madeirense, “que vai transformar a Praça do Povo, numa montra de artesanato e gastronomia regional, com animação musical a cargo de vários grupos folclóricos e casas do povo da região”, além de palestras relacionadas com a diversidade e conservação das espécies.

Neste programa foi ainda incluído do XVI Open de Orientação e Prova de quilómetros vertical, na zona do Fanal (Porto Moniz) e a prova Madeira Ocean Race, em que vários nadadores vão fazer a travessia entre a Ribeira Brava (zona oeste da ilha) e o Funchal, referiu.

Entre 01 e 31 de outubro, decorre o concurso fotográfico ‘Natureza em Festa’, para profissionais e amadores que queiram registar os momentos vivenciados e ajudar a promover a região colocando as imagens nas redes sociais, concluiu Eduardo Jesus.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados