Açoriano Oriental
Governo critica discriminação às equipas de basquetebol dos Açores
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura (SRECC), reagiu à decisão da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) de retirar o carácter obrigatório à Taça de Portugal e de obrigar as formações insulares a jogar a prova no Continente.
Governo critica discriminação às equipas de basquetebol dos Açores

Autor: Nuno Martins Neves

A SRECC manifestou à FPB o seu desagrado pela recente decisão de os jogos da Taça de Portugal terem de ser realizados no continente, considerando que isso constitui um “tratamento discriminatório” das equipas açorianas desta modalidade.

Segundo o comunicado da secretaria, a decisão está “desprovida de qualquer enquadramento legal”, considerando-a de atentatória dos direitos dos clubes da Região, “que passariam assim a ser alvo de tratamento discriminatório por via da sua localização geográfica, o que é violador dos princípios da coesão e da continuidade geográfica inscritos na Lei de Bases da atividade física e do desporto”.

“O Governo dos Açores está atento à situação e tomará todas as medidas para garantir o direito dos clubes e dos atletas açorianos a participar, em condições de igualdade de oportunidades”.

Esta foi a posição manifestada à Federação Portuguesa de Basquetebol, assim como ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude, no sentido de ser reposta a legalidade da situação.  

Em causa está a decisão da FPB que retirou a obrigatoriedade de inscrição na Taça de Portugal masculina e feminina, além de que, a participação em qualquer das eliminatórias da competição, os jogos a realizar por sorteio, serão sempre efetuados no Continente”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados