Açoriano Oriental
Governo concede dois dias de tolerância de ponto no Natal e Ano Novo
O Governo anunciou hoje que vai conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos a 24 de dezembro e noutro dia à escolha, a gerir pelos serviços, entre 26, 31 de dezembro e 2 de janeiro.
Governo concede dois dias de tolerância de ponto no Natal e Ano Novo

Autor: Lusa/AO Online

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, justificou esta decisão com o facto de este ano os feriados do Natal, 25 de dezembro, e do Ano Novo, 1 de janeiro, calharem em quintas-feiras.

"Atendendo às circunstâncias de que os dias seguintes são sextas-feiras, no dia 24 é dada tolerância de ponto e, em vez de se dar a tarde do dia 31, dá-se mais um dia, que será em alternativa, para ser gerido internamente pelos serviços, ou o próprio dia 31 de dezembro, ou o dia 26, ou o dia 2 de janeiro", afirmou.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares referiu que "o que é tradicional é dar-se tolerância de ponto no dia 24 e na tarde de dia 31" e acrescentou que o Governo quis ter em conta as "conveniências das próprias gestões dos serviços" da Administração Pública, permitindo que optem por encerrar na sexta-feira de 26 de dezembro ou 2 de janeiro.

Há um ano, o Natal e o Ano Novo calharam em quartas-feiras e o Governo decretou tolerância de ponto no dia 24 de dezembro e na tarde de 31 de dezembro, terças-feiras vésperas destes feriados.

No ano anterior, o Natal e o Ano Novo calharam em terças-feiras e o executivo PSD/CDS-PP concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos nos dias 24 e 31 de dezembro, segundas-feiras.

Há três anos, 25 de dezembro de 2011 e 1 de janeiro de 2012 calharam em domingos e o Governo decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nas vésperas destes feriados nacionais, argumentando que aos sábados, por princípio, não há trabalho na Administração Pública.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados