Açoriano Oriental
Governo central diz que fim das quotas leiteiras não teve os efeitos positivos esperados

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, disse esta terça-feira que o fim do regime das quotas leiteiras não conseguiu obter os efeitos positivos previstos, "originando uma diminuição brusca dos preços".

Governo central diz que fim das quotas leiteiras não teve os efeitos positivos esperados

Autor: Lusa/AO online

“A abolição das quotas leiteiras [em 2015] introduziu uma pronunciada liberalização no mercado que, conjugada com a menor procura mundial, esteve na génese da difícil situação atravessada pelo setor na União Europeia ao longo de 2015 e 2016, não se concretizando os efeitos positivos com o fim do regime de quotas leiteiras, originando uma diminuição brusca de preços no ano 2015”, disse Luís Vieira, em Lisboa, durante o fórum “Leite- Produto Nacional de Excelência”.

No entanto, o governante assinalou uma “recuperação significativa” dos preços do leite na União Europeia (UE), aproximando-os aos máximos de 2008 e 2014, “tendo como consequência uma maior estabilidade e equilíbrio do mercado, não se prevendo para o corrente ano, grandes alterações a nível dos preços”.

Luís Vieira notou ainda que o setor do leite defronta-se hoje com um conjunto de desafios como “a necessidade de reforço da posição da produção na cadeia de valor agroalimentar”, a aposta na inovação e conhecimento ao nível dos processos, produtos e formas de comercialização, bem como o aumento do consumo do leite.

“É de assinalar o facto de um número crescente de consumidores manifestar a necessidade e interesse em conhecer a informação relativa ao país de origem dos géneros alimentícios que consomem, em particular, do leite e produtos lácteos”, sublinhou.

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação defendeu ainda a necessidade de combater alguns “preconceitos” relacionados com o consumo do leite, que assentam “em pressupostos injustificados e pouco consistentes”, realçando que "fundamentos científicos continuam a aconselhar o leite e os produtos lácteos, enquanto alimentos saudáveis de uma dieta diversificada”.

De acordo com os dados disponibilizados pela Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, em 2017, a produção de leite em Portugal atingiu as 1.864.602 toneladas, representando 1,3% da produção europeia.

No período de referência, estavam registados 5.017 produtores de leite, com um efetivo de 244 mil vacas leiteiras. A produção de leite nacional, em 2017, correspondeu a 689,1 milhões de euros, o que equivale a 12% do valor da agricultura e 28% do valor da produção animal.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados