Turismo

Governo anuncia operação no mercado belga para compensar retracção em Portugal

Governo anuncia operação no mercado belga para compensar retracção em Portugal

 

Lusa/AO online   Regional   25 de Out de 2011, 17:32

O Governo anunciou uma operação turística dirigida ao mercado belga no Verão de 2012, que deverá proporcionar 28 mil dormidas, no quadro da aposta nos mercados externos para compensar a retracção esperada no mercado nacional.
“Trata-se de uma operação que ligará a Bélgica aos Açores e que se estima que, neste primeiro ano, pode proporcionar um potencial de cerca de 28 mil dormidas”, afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, acrescentando que a operação disponibilizará 28 ligações aéreas durante o Verão entre os Açores e a Bélgica.

Para o secretário regional da Economia, a hora “não é de cruzar os braços e lamentar as dificuldades”, defendendo que, “se o mercado nacional está em retracção, é necessário apostar nos mercados externos”.

Com esse objectivo, Vasco Cordeiro anunciou também que, a partir de hoje, o destino turístico Açores passa a estar presente no circuito de comercialização da Thomas Cook, a segunda maior rede de distribuição alemã.

“O tempo presente exige, mais do que nunca, muito trabalho, inovação, exigência e rigor”, frisou, numa referência ao impacto da crise económica na actividade económica regional, nomeadamente no sector do turismo.

Nesse sentido, salientou que se espera para 2012 uma “forte recessão de fluxos turísticos do mercado nacional”, que é o principal mercado emissor de turistas para os Açores, acrescentando que a situação será agravada no caso da restauração com a decisão do governo português de aumentar de forma significativa a taxa de IVA.

“Se o sector do turismo é encarado por todos como uma das principais áreas com capacidade para ajudar à retoma de crescimento do país, o aumento da taxa do IVA não é compreensível, tendo em conta que acabará por somar mais dificuldades às que já existem”, afirmou Vasco Cordeiro.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.