Açoriano Oriental
Mau tempo
Governo aguarda avaliação dos estragos para pedir ajuda à UE
O Governo português está à espera de uma "avaliação concreta dos prejuízos" causados pelo mau tempo na Madeira para ativar o fundo de solidariedade da União Europeu, disse hoje em Bruxelas o secretário de Estado dos Assuntos Europeus.
Governo aguarda avaliação dos estragos para pedir ajuda à UE

Autor: lusa/ao on line

Pedro Lourtie, que falava à entrada para uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, indicou que o Governo da República está a proceder neste momento a essa avaliação, em colaboração com o governo da região autónoma, já que só depois de estar na posse dessa estimativa é "que se pode ativar este fundo de solidariedade, que existe precisamente para este tipo de situações".

O secretário de Estado disse que ainda é muito cedo para fazer uma estimativa de quanto é que Portugal poderá vir a receber no quadro do fundo de solidariedade da UE, pois tal "depende dos prejuízos calculados", e de momento ainda não há um cálculo.

Pedro Lourtie, que encabeça hoje a delegação portuguesa na reunião de chefes de diplomacia dos 27 - dado o ministro Luís Amado participar no Conselho de Ministros extraordinário convocado para decretar três dias de luto nacional e analisar novas medidas de apoio à Madeira -, referiu que Portugal colocou o assunto na agenda do encontro para fazer um ponto da situação, dar conta da intenção de ativar o fundo de solidariedade, e também para agradecer o apoio da União.

"Em primeiro lugar vamos agradecer as mensagens de apoio e de solidariedade dos nossos parceiros, que têm sido muitas, a começar pela presidência espanhola da União Europeia", referiu.

De acordo com o mais recente balanço do governo regional da Madeira, o temporal que sábado passado atingiu a região causou 42 mortos, mais de uma centena de feridos e cerca de 250 desalojados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados