Açoriano Oriental
Governador do Banco de Portugal toma posse
O agravamento nas restrições da oferta de financiamento externo são atualmente o maior desafio para Portugal e para a zona euro, afirmou hoje o novo governador do Banco de Portugal.
Governador do Banco de Portugal toma posse

Autor: Lusa/AO Online

Carlos Costa, a quem o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, deu hoje posse, sublinhou a necessidade urgente de "demonstrar aos agentes financeiros externos que as trajetórias de endividamento são sustentáveis".

"Para tal, há que ajustar gradualmente mas com determinação as necessidades de financiamento externo à intensidade da restrição que defrontamos e que se manifestará com tanto mais premência quanto menor a confiança que os agentes financiadores julgarem poder depositar no país", sublinhou o responsável.

Carlos Costa explicou que é necessário um aumento da poupança interna, tanto pública como privada, e uma maior competitividade da economia.

"A redução consistente e credível do défice público, o aumento da poupança privada e o incremento das exportações são hoje pilares incontornáveis de uma política de crescimento sustentado da economia portuguesa", frisou.

Segundo o novo governador, "as enormes vantagens da estabilidade de preços e da participação na área do euro, de que os agentes económicos rapidamente se apropriaram, têm como contrapartida inexorável um ajustamento dos comportamentos de formação de salários e de alocação do rendimento, e que o ritmo deste ajustamento, no presente contexto de crise internacional, terá de ser acelerado de forma determinada e credível, sob pena de pôr em causa o processo de retoma da economia portuguesa".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados