Açoriano Oriental
Gordon passa a furacão mas deverá chegar aos Açores como tempestade tropical
A tempestade Gordon, que deverá atingir os Açores na madrugada de segunda-feira, intensificou-se e já é neste momento um furacão de categoria I, a menos perigosa das cinco categorias de furacão.
Gordon passa a furacão mas deverá chegar aos Açores como tempestade tropical

Autor: Rui Jorge Cabral

Contudo, nas próximas 12 horas deverá, ao atingir águas mais frias, perder de novo intensidade e passar nos Açores já como tempestade tropical. Segundo a informação da delegação dos Açores do Instituto de Meteorologia, o Gordon está neste momento a cerca de 1300 quilómetros a Oeste dos Açores, deslocando-se para Leste/Nordeste a uma velocidade de cerca de 30 km/h.

O Gordon deverá assim atingir os Açores a partir das 0h00 de segunda-feira, podendo a chuva começar a cair já a partir das 21 horas de domingo, prevendo-se que atinja sobretudo as ilhas de São Miguel e Santa Maria, podendo contudo abranger algumas ilhas do Grupo Central, como o Pico e a Terceira.

Estão previstos ventos médios de 80 km/h, com rajadas até 130 km/h e precipitação intensa. O vento soprará de Leste, rodando para Norte com o passar da tempestade, prevendo-se ainda ondas de 8 a 10 metros de Sudoeste, passando a Oeste.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados