Autor: Lusa/AO On Line
O Google Buzz, lançado na terça feira pela empresa norte-americana, vai permitir aos utilizadores do Gmail publicar comentários ou o seu estado de espírito, algo que já acontece no Facebook, para que os seus contactos possam aceder a essa informação.
Além disso, esta ferramenta vai permitir a partilha de vídeos, fotografias ou ligações de Internet, à semelhança do que já acontece com o Facebook e com outras redes sociais como o Twitter.
"O Google Buzz é uma nova forma de iniciar conversações sobre as coisas consideradas interessantes", descreveu Todd Jackson, responsável de produto para o Gmail e para o Google Buzz, o blogue corporativo da Google.
"Está integrado dentro do Gmail, pelo que não é preciso voltar a criar um grupo de amigos ou contactos", explicou Jackson, acrescentando que o Google Buzz também terá uma aplicação para telemóveis.
De momento, apenas um por cento dos utilizadores do Gmail poderá aceder ao novo serviço, mas a Google espera que ao longo desta semana o Google Buzz esteja acessível a todos os utilizadores.
A diferença do Google Buzz em relação a outras redes sociais é que permite convidar cibernautas que não sejam utilizadores do Gmail, uma possibilidade que a Google admitiu poder alterar no futuro.
Era de esperar que a Google, que participa ativamente em setores tão díspares como os telemóveis e os navegadores online, entrasse mais cedo ou mais tarde no domínio das redes sociais, uma área que se converteu na revolução da Internet nos últimos anos e que se oferece como uma oportunidade de negócio.
O líder absoluto das redes sociais, com cerca de 400 milhões de utilizadores, é o Facebook, que se tornou um risco potencial para as receitas publicitárias do Google na Internet.