Açoriano Oriental
G20: Canadá pressionará redução de défices e "chumba" taxa bancária proposta por europeus
O Canadá, anfitrião da cimeira do Grupo das 20 maiores economias mundiais (G20) que hoje começa em Toronto, pressionará por uma política de redução do défice e afirma-se descrente na aprovação da taxa bancária proposta por países europeus.
G20: Canadá pressionará redução de défices e "chumba" taxa bancária proposta por europeus

Autor: Lusa

Ao final do dia de hoje, os chefes de Estado das oito maiores potências que estavam já no país a participar na cimeira do G8, juntam-se em Toronto aos restantes os representantes do G20.

O programa do G20 prevê domingo como único dia de trabalhos, à parte dos encontros bilaterais informais, dado que esta noite os delegados serão presenteados pelo primeiro ministro canadiano, Stephen Harper, com um jantar de receção.

O fórum, que reúne representantes dos 20 principais países ricos e países emergentes, irá dedicar-se à análise da saída da crise económica internacional, mas terá dificuldade em encontrar um consenso sobre o rumo a tomar.

O Canadá deu sinais sobre as medidas em que se irá empenhar para ver aprovadas, tendo o seu ministro federal das Finanças deixado já o aviso de que “é “evidente que [da cimeira] não resultará uma solução que sirva a todos”.

Otava preconiza que os países devem dar prioridade a uma política de redução dos défices, a fim evitar as dificuldades sentidas nos últimos meses na Europa por países como a Grécia e que se repercutiram no sistema financeiro mundial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados