Açoriano Oriental
Funerais das vítimas reúnem centenas de pessoas
Várias centenas de pessoas assistiram hoje à tarde ao funeral do casal e da menina de Cinfães que morreram na semana passada num acidente rodoviário em França, no qual mais nove emigrantes portugueses perderam a vida.

Autor: Lusa/AO Online

 

Na pequena freguesia de Espadanedo, as bermas da estrada junto à igreja e ao cemitério encheram-se de carros, como constatou a Lusa.

Ainda antes da missa de corpo presente de Jorge Cardoso (39 anos), Angelina Silva (28) e Marta Cardoso (7), o concelho de Cinfães, no distrito de Viseu, despediu-se de Sérgio Costa (35), na freguesia de Travanca.

Para esta tarde estão marcadas as cerimónias fúnebres das restantes vítimas mortais, noutros seis municípios.

Segundo uma nota divulgada no 'site' da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "solicitou aos presidentes das câmaras dos concelhos de origem" das 12 vítimas "para o representarem nos enterros e para apresentarem condolências pessoais às famílias".

Algumas centenas de pessoas integraram também hoje, em Pombal, o funeral da jovem de 17 anos que morreu no acidente.

Pouco passava das 16:00 quando a urna branca com os restos mortais de Inês Francisco deu entrada na Igreja Paroquial de Pombal, depois de o corpo ter estado desde manhã em câmara ardente, num outro templo, a Igreja do Carmo, também no centro histórico da cidade.

No início da cerimónia, interveio uma antiga catequista de Inês Francisco, que entoou um cântico litúrgico com outras pessoas, realçando que, nalguns casos, “cantar é rezar duas vezes”.

O padre que realizou a missa enfatizou a “vida dolorosa” que a generalidade dos emigrantes portugueses enfrenta nos países de acolhimento e lembrou a “ansiedade das famílias” que estão à sua espera em Portugal, especialmente por ocasião do Natal e da Páscoa.

Às cerca de 200 pessoas que assistiram às exéquias, na Igreja Paroquial, juntaram-se muitas mais que se concentravam no exterior, na praça Marquês de Pombal, tendo o cortejo fúnebre seguido para o cemitério local.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados