Açoriano Oriental
Freguesia do Livramento apela à doação de fantasias de Carnaval para crianças carenciadas
A Junta de Freguesia do Livramento, no concelho de Ponta Delgada, Açores, apelou hoje à doação de fantasias de Carnaval para crianças desfavorecidas da localidade, no âmbito de um projeto de cariz solidário.

Autor: Lusa/AO Online

 

“Reparámos que várias famílias ainda não têm possibilidade de comprar fantasias e esta é uma época marcante para as crianças, porque têm várias festas nas escolas, nas creches, com colegas ou amigos, e para nós torna-se importante tentar angariar uma fantasia para que esta altura do ano seja relembrada”, disse à Lusa Carolina Ferreira, coordenadora do Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento, que lançou este projeto, denominado “Palhaço Solidário”.

Criado em janeiro de 2014, o Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária, uma valência da Junta de Freguesia do Livramento, visa prestar apoio psicológico em diferentes problemáticas, disponibilizando consultas gratuitas junto de utentes sinalizados através das entidades parceiras, caso da Unidade de Saúde local.

O gabinete promove ainda ao longo do ano ações de prevenção sobre várias temáticas ligadas ao foro da psicologia, desenvolvendo igualmente iniciativas como a campanha de angariação de material escolar, em setembro, e o projeto “Pai Natal Solidário”, em dezembro, em que várias entidades apadrinham uma criança.

O “Palhaço Solidário”, a primeira iniciativa solidária deste ano do gabinete, tem como objetivo angariar o maior número possível de fantasias para crianças desfavorecidas.

Além das comemorações nas escolas, realiza-se um corso de Carnaval na freguesia e outro na cidade de Ponta Delgada, onde participam muitas turmas do Livramento.

"Apesar de haver um comércio mais acessível, o facto é que existem muitas famílias que não conseguem comprar fantasias de Carnaval para os filhos”, referiu a responsável, notando que “a população carenciada tem vindo a crescer no Livramento, principalmente devido ao desemprego, uma situação comum a muitas famílias, incluindo agregados da classe média".

A época do Carnaval é comemorada um pouco por todas as localidades e concelhos dos Açores, de forma intensa, com bailes e desfiles em várias associações e espaços de diversão.

As celebrações iniciam-se na quinta-feira, com o Dia dos Amigos, seguindo-se os dias das Amigas, dos Compadres e, por último, das Comadres.

Carolina Ferreira disse que as fantasias, usadas ou novas, podem ser doadas na sede da Junta de Freguesia até à sexta-feira antes do Carnaval.

"Todos nós temos fantasias em casa que já não são utilizadas, ou de filhos ou familiares, e podemos sempre doar estas peças pessoas", sublinhou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados