Açoriano Oriental
Francisco Louçã alerta para "enorme" aumento de impostos na região
O coordenador nacional do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, alertou esta sexta-feira, para um "enorme" aumento de impostos nos Açores, previsto no memorando da 'troika', questionando a atitude do próximo Governo Regional sobre esta matéria.
Francisco Louçã alerta para "enorme" aumento de impostos na região

Autor: Lusa / AO online

 

"O PS trouxe a troika e o memorando, que tem aliás um enorme aumento de impostos em reserva para os Açores. Está lá no memorando, que o Partido Socialista assinou, um novo aumento de impostos, por cima do aumento de impostos, especialmente para os Açores", frisou, referindo-se à redução de 30 para 20 por cento do diferencial fiscal entre a região e o continente português.

Francisco Louçã discursava num jantar-comício, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no âmbito da campanha para as eleições regionais que se disputam a 14 de outubro nos Açores.

O coordenador do BE disse ainda querer saber "o que fará este novo Governo que vier a tomar posse na sequência destas eleições", em relação a este aumento de impostos.

Francisco Louçã criticou os que dizem que não há alternativa às medidas de austeridade, salientando que esta solução "não resulta" e perguntando a PSD e CDS-PP "porque não disseram que era isto que queriam".

"Alguém se lembra de Paulo Portas e Artur Lima a pedirem os votos um a um, a dizerem às pessoas votem em nós, porque vamos aumentar os impostos como vocês nunca imaginaram que era possível? Alguém se lembra de Berta Cabral e Passos Coelho dizerem votem em nós porque vamos atrás do vosso salário ou das pensões dos vossos pais?", questionou.

Por sua vez, a cabeça de lista do BE por S. Miguel e pelo círculo de compensação, Zuraida Soares, exortou o candidato socialista, Vasco Cordeiro, a assumir "o pagamento dos subsídios de férias e de natal".

Zuraida Soares, que é coordenadora regional do BE, garantiu que o partido "não fará parte de nenhum governo que esteja subordinado aos ditames da ?troika', seja ela a ?troika' mais suave do PS ou a ?troika' musculada do PSD e do CDS".

"O futuro Governo só contará com o nosso voto favorável, proposta a proposta, se estas não camuflarem favorecimentos políticos ou económicos e se não implementarem políticas da ?troika'", frisou.

A candidata bloquista salientou que "não serão os votos do Bloco no Parlamento açoriano que impedirão o Partido Socialista de formar governo se for esse o caso", deixando, no entanto, um aviso ao PS para que se cuide, "porque hoje o Bloco de Esquerda nos Açores está mais forte, mais conhecedor e mais capaz do que há quatro anos atrás".

Zuraida Soares acusou ainda Vasco Cordeiro de planear a "privatização da SATA", alegando que o facto do Governo socialista defender uma austeridade mais suave "não impediu a subida vertiginosa do desemprego nos Açores".

Por outro lado, defendeu que a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, não deverá assinar a reforma da PAC sem a garantia de uma "cláusula de exceção que mantenha as quotas [leiteiras] nos Açores", acusando-a de assinar na União Europeia "relatórios nos quais está implícito o fim as quotas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados