Açoriano Oriental
Francisco é oriundo da região com mais católicos no mundo
A América Latina, região de onde é oriundo o papa Francisco, é a que tem mais católicos no mundo, cerca de 28 por cento.
Francisco é oriundo da região com mais católicos no mundo

Autor: Lusa/AO online

O papa esta quarta-feira eleito pelos 115 cardeais reunidos em Roma é o cardeal argentino jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, que assumiu o nome de Francisco.

Antes desta escolha, muitos acalentavam a esperança de ver eleger um papa de fora da Europa.

A América Latina surgia como candidata natural, tendo em conta que tem 28% dos católicos do mundo e uma Igreja com quase cinco séculos de história.

Em declarações recentes à agência Lusa, vários religiosos referiram que a América Latina tem um catolicismo muito diferente do europeu.

O padre Ramon Casallas, que durante 15 anos foi missionário naquela sub-região, destaca que na América Latina há um "catolicismo muito popular".

"O povo tem uma fé com muitas devoções, a santos, romarias, peregrinações", exemplificou, considerando positivo um papa proveniente da América do Sul porque resultaria num catolicismo mais assente nas bases, "mais pela linha dos pobres".

Por seu lado, o bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, António Couto, destacou o facto de naquela região se viver "um cristianismo a partir das casas, que entra dentro das casas".

"Talvez estejamos a precisar disso aqui na Europa - levar o cristianismo para as famílias - e a América Latina tem-se especializado nesse domínio", disse.

O padre Tony Neves, provincial dos missionários Espiritanos, recordou que a Igreja na América Latina teve um crescimento muito grande durante todo o século XX e o que tinha a crescer já cresceu, ao contrário da igreja africana.

"Em contrapartida, está a amadurecer muito", disse, admitindo que o rápido crescimento daquela Igreja tenha facilitado a entrada de algumas seitas.

O missionário Ramon Casallas sublinhou também que a América Latina "já tem uma tradição católica de praticamente cinco séculos", o que seria uma vantagem face à Igreja africana, que tem "um cristianismo muito jovem, de 150 anos".

Segundo o anuário pontifício divulgado em 2012 por Bento XVI, a África e a Ásia/Pacífico foram as únicas regiões onde aumentou a percentagem de católicos no total das populações face ao ano anterior.

Na América do Sul, a proporção caiu de 28,54 para 28,34% e na Europa baixou de 24,05% para 23,83 %, enquanto na África aumentou de 15,15% para 15,55% e no sudeste da Ásia passou de 10,41% para 10,87%.

O cardeal argentino esta quarta-feira escolhido sucede a Bento XVI e será o 266.º papa da Igreja Católica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados