Açoriano Oriental
Francesa paga impostos com 30 quilos de moedas
Uma contribuinte descontente do sul de França pagou os seus impostos anuais com 30 quilos de moedas, em protesto contra a forma como os impostos são cobrados.

Autor: Lusa/AO online

A mulher de 28 anos, desempregada e que se identificou apenas como Audrey D., tinha de pagar 1.107 euros de impostos sobre o seu rendimento salarial de 2013, que foi, em média, 1.400 euros.

“Para pagar os impostos dentro do prazo, tive de vender o meu carro”, disse à agência de notícias francesa, AFP.

Em França, os impostos sobre o rendimento são cobrados anualmente em setembro sobre os salários recebidos no ano anterior.

Inicialmente, Audrey D. foi à repartição das finanças para pagar a quantia total em dívida, argumentando que “custava menos assim”.

Contudo, foi informada de que só poderia pagar 300 euros de cada vez. Pagou as três primeiras parcelas e, depois, decidiu marcar uma posição com os restantes 207 euros.

Dirigiu-se à repartição de finanças com um porquinho mealheiro cor-de-rosa e rolos de moedas de um, dois e cinco cêntimos.

“Tenho um bom amigo num banco que me ajudou”, explicou.

Partiu o mealheiro em cima do balcão e entregou os 207 euros em trocos.

Primeiro, obteve uma reação de frieza, mas o gelo foi-se gradualmente quebrando e os funcionários da repartição animaram-se à medida que contavam as moedas.

“Não tenho nada contra o pagamento de impostos. O que não quero é pagar tanto. Não somos galinhas dos ovos de ouro”, observou, indignada.

Em seguida, endereçou uma carta aberta ao Presidente francês, François Hollande, e ao ministro das Finanças, Michel Sapin, para “protestar contra o aumento dos impostos e contra este Governo que toma o povo por idiota”.

“Mas sobretudo, porque sou francesa e adoro refilar”, frisou Audrey D..

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados