Açoriano Oriental
Internacional
França apresenta na segunda-feira novo plano de ajuste orçamental
O Governo francês apresentará na segunda-feira de manhã um novo plano de ajuste orçamental que permitirá ao país manter a classificação de três A da sua dívida e poupar “entre 6.000 a 8.000 milhões de euros”.
França apresenta na segunda-feira novo plano de ajuste orçamental

Autor: LUSA/AOnline

Este plano, segundo disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Alain Juppé, será anunciado após a reunião do Conselho de Ministros, e é levado a cabo pois não será possível cumprir o crescimento económico inicialmente previsto para 2012.

O Presidente de França, Nicolas Sarkozy, adiantou no passado dia 27 de outubro, numa entrevista a uma televisão que tinha sido revisto em baixa a previsão de crescimento de 1,75 por cento para 1 por cento em 2012, e disse que ir ser necessário encontrar maneira de poupar.

Sem precisar as medidas, o primeiro-ministro, François Fillon, destacou no sábado, que o orçamento para o próximo ano ia ser o mais “rigoroso” do país desde 1945, e fez finca-pé na necessidade de conservar “a qualquer preço” a credibilidade financeira.

Entre as hipóteses divulgadas nos meios de comunicação figura a subida do IVA na restauração e noutros âmbitos como certos serviços ao domicílio, que a concretizar-se passaria dos atuais 5,5 por cento para os sete ou oito por cento.

Na reunião dos “pesos pesados” do Executivo realizada hoje no Palácio do Eliseu, terá estado também na mesa, segundo a EFE, uma nova contribuição das empresas cuja cifra de negócios supere os 500 milhões de euros.

O ministro da Economia, François Baroin, indicou que se irá implementar um segundo dia “de solidariedade”, um dia de trabalho suplementar não remunerado, como aconteceu em 2010, segundo o Le Monde, em que o Estado arrecadou 2.400 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados